Alini

Para iniciarmos nossa conversa, temos três perguntas:

  1. Você quer conquistar novos clientes?

  2. Seu negócio precisa melhorar a exposição?

  3. Sua marca precisa de um “up” para se destacar dos concorrentes?

Se você respondeu “sim” a pelo menos uma das perguntas, então já vamos combinar uma coisa: pare o que está fazendo e invista alguns minutinhos na leitura deste texto, porque com toda certeza este artigo é para você. É bem provável que ao se deparar com algumas das necessidades acima – conquistar novos clientes, melhorar a exposição do negócio e destacar a marca dos concorrentes – você já tenha percebido que precisa investir em marketing.

No leque de opções para resolver os problemas acima você pode montar um time de marketing dentro da sua empresa, ter um freelancer ou contratar uma agência de marketing. É sobre a última opção que queremos conversar com você. Então, confira a seguir as vantagens em contratar uma agência de marketing completa (não apenas que cuide da parte digital).

#01 - Competências variadas

Para você entender um pouco, quando falamos de marketing não estamos nos referindo apenas a ações no mundo digital. Marketing é muito mais amplo e inclui áreas como branding, design gráfico, ações em eventos, análise da concorrência, posicionamento online e offline, identificação do público-alvo e por aí vai.

Ao contratar uma agência de marketing, não apenas os serviços citados (e muitos outros) estarão disponíveis, como também você terá a certeza de contar com as melhores ferramentas para alcançar seus objetivos.

Enquanto que uma equipe interna está limitada às habilidades dos profissionais que a compõem, agências de marketing possuem profissionais capacitados para ajudar seus clientes desde a reformular a marca, melhorar o site da empresa e desenvolver materiais impressos, até criar uma estratégia de posicionamento nas redes sociais.

#02 – Por dentro das tendências

Sem dúvidas, se tem uma área que sempre apresenta novas tendências e ferramentas, ela se chama marketing. Agências possuem profissionais que amam o que fazem e estão antenados às tendências tanto da própria área de marketing como do segmento de atuação de cada um de seus clientes, afinal, monitorar a concorrência é uma das funções de uma boa agência de marketing.

#03 – Profissionais focados em resultados

Pode ser que você ache que alguns posts no Facebook ou no Instagram resolverão todos os seus problemas. E pode ser que eles realmente sejam o que sua empresa precisa no momento. No entanto, antes de investir dinheiro em uma ação que pode não trazer retorno para seu negócio, é preciso avaliar o que sua empresa realmente precisa.

Talvez este seja um dos principais motivos para contratar uma agência de marketing: seus profissionais possuem uma visão estratégica e sabem da importância do planejamento. Isso significa que eles farão uma análise das suas necessidades e, junto com você, definirão aquilo que trará os resultados que seu negócio busca. Em outras palavras: trabalharão para atingir metas e objetivos claros.

#04 – Monitoramento de resultados

No item acima falamos que contratar uma agência de marketing significa contar com profissionais focados em resultados. Todavia, você vai concordar que “o que não pode ser medido não pode ser monitorado”, certo?

Uma boa agência de marketing faz o monitoramento de suas ações analisando métricas de resultados. Ao monitorar a efetividade da estratégia a agência está constantemente avaliando se os resultados estão sendo atingidos. Caso perceba que algo precise ser melhorado, ela poderá agir prontamente para realizar as melhorias necessárias.

#05 – Maior escalabilidade

Ao contratar uma agência de marketing o seu projeto pode começar pequeno por questões de estratégia ou até de orçamento mesmo. Mas, caso haja necessidade de aumentar o escopo do projeto, uma agência pode atribuir mais tempo e alocar mais profissionais conforme a demanda.

#06 – Redução de custos

Dentre os motivos para contratar uma agência de marketing, não podemos esquecer de mencionar aquilo que sabemos que pesa na balança de toda empresa: o custo. Se você, por exemplo, for montar uma equipe interna, terá que arcar com todos os gastos contratuais e os impostos relacionados com funcionários.

No item #01 comentamos sobre o leque de ações relacionados ao marketing. Se uma empresa for pensar em ter um profissional para eventos, outro para marketing digital, outro para redação de conteúdo e um para design (apenas para citarmos alguns papéis), os custos para manter essa equipe serão imensos.

Juntamente com o fornecimento de uma amplitude de conhecimento, experiência e qualificação, uma agência de marketing é mais acessível em comparação à contratação de uma equipe de marketing em tempo integral, especialmente se formos pensar em um time completo, isto é, que atue em todas as vertentes do marketing.

Por fim, contratar uma agência de marketing ou não?

Aqui procuramos mostrar os principais motivos para contratar uma agência de marketing, mas se tem algo que você precisa ter em mente é: ao trabalhar com uma agência você está automaticamente adquirindo profissionais de marketing de nível sênior com uma ampla variedade de conjuntos de habilidades.

Só isso já bastaria para se decidir por contratar uma agência, mas sabemos que você pode ter algumas dúvidas. Se for o caso, ficaremos felizes em ajudar. Entre em contato conosco e vamos conversar. E se você acha que este artigo pode interessar a mais pessoas, fique à vontade para compartilhá-lo.