Alini

Um dia, em algum lugar, você escutou ou leu que Marketing é importante para qualquer negócio que queira aumentar a lucratividade e alavancar resultados. Como o que você quer é ver sua empresa crescer principalmente em números, então, você decidiu investir em Marketing.

Hoje, sua empresa tem uma página de Facebook, um site e recentemente fez um anúncio em uma revista especializada. Acontece que, ao contrário do que se fala por aí, até agora nada disso surtiu efeito. Os esperados novos clientes não apareceram e o caixa da sua empresa continua gritando por socorro todo final do mês.

“Esse tal de Marketing não é para minha empresa”, você chegou a pensar. E se falarmos que o Marketing não quer – de jeito nenhum –  que você perca dinheiro? Não entendeu? Pois bem, para colocar os pingos nos “is” vamos explicar direitinho o que é Marketing. Acompanhe!

Entendendo o Marketing

Seth Godin, um dos grandes nomes da atualidade no Marketing, tem uma frase que diz que “Marketing is a contest for people’s attention” (em uma tradução literal para o português: “Marketing é um concurso pela atenção das pessoas”).

A frase é ótima como ponto de partida a fim de entendermos o que é Marketing. Para explicarmos melhor, vamos quebrar a frase e trabalhar com as seguintes partes:

  • A atenção das pessoas
  • Concurso

A atenção das pessoas

Pense em você não como proprietário de um negócio, mas como um consumidor. Quantos e-mails entram em sua caixa de entrada com propagandas ou promoções? Você assiste TV e lá estão novas ofertas. Nas prateleiras de supermercados são vários produtos, de variados preços. Tem o seu vizinho que descobriu um e-commerce muito bom. Enfim, você já deve ter reparado que está mais difícil do que nunca manter o foco para um único produto e uma única marca.

Seus clientes passam pela mesma situação. Eles querem, por exemplo, comprar um imóvel, mas existem várias opções pela cidade, com várias imobiliárias e construtoras divulgando suas propriedades em redes sociais. Como conseguir prender a atenção do seu público para aquilo que a sua empresa oferece?

É aí que voltamos para a definição de o que é marketing dada por Seth Godin. Para você entender melhor, analisaremos a palavra:

Concurso

Concurso aqui tem um tom de competição E quando falamos em competir, existe a máxima que diz “que vença o melhor”. No Marketing, ser o melhor, isto é, o campeão no concurso pela atenção das pessoas, não significa fazer mais, mas sim, fazer com estratégia.

Com isso, queremos dizer que criar um e-commerce para sua empresa, ter um site com um blog, anunciar em uma revista, realizar um evento ou divulgar três posts por semana em suas redes sociais, não significa exatamente ganhar a atenção do seu cliente. Isso porque, ações de marketing sem um planejamento não farão sua marca se destacar na multidão.

Então, o que é Marketing?

Aqui na Gabo gostamos de dizer que o Marketing nos faz pensar no motivo de realizar determinadas ações e como fazê-lo da forma correta. Por exemplo: por que você quer um site? Qual conteúdo disponibilizará? Será um e-commerce? Terá um blog? Qual será o objetivo da sua página na internet?

O que queremos dizer é que, sempre que você fizer ações de Marketing sem um propósito (como criar uma página no Facebook só porque seus concorrentes também criaram), essas mesmas ações poderão não atingir os resultados que atingiriam se fossem pensadas dentro de uma estratégia. E como o Marketing cuida da estratégia? Basicamente, analisando e entendendo o público alvo da sua empresa e os objetivos que ela quer atingir.

Portanto, criar um site é uma ação de Marketing, mas “fazer Marketing” significa descobrir qual é a ação certa, a mensagem e o lugar certos para atingir o público certo e, com isso, alcançar os objetivos estratégicos que seu negócio espera.

Em outras palavras: Marketing é planejamento de ações que chamarão a atenção do seu público para que sua empresa tenha os resultados desejados. Marketing é estratégia.

Conseguiu entender melhor o que é Marketing? Se você acha que este artigo pode ajudar seus colegas, fique à vontade para compartilhá-lo. E caso tenha ficado com alguma dúvida, entre em contato. Será um prazer conversar com você.

Gostou, quer saber mais? Confira nosso vídeo sobre o tema! Clica aqui!